terça-feira, 28 de junho de 2011

Woody Allen e seu " Alguns Balés sem Importância"

No livro Sem plumas, traduzido por Ruy Castro com breve citação de Emily Dickinson: " A esperança é a coisa com plumas".

Em " Alguns Balés sem Importância":

O feitiço

A overture começa com um uníssono de metais, embora os baixos pareçam estar avisando: " Ingnorem esses metais. O que eles entendem da vida?" O pano sobre e mostra o palácio do Príncipe Sigmund, com seu magnífico esplendor e ar refrigerado central. O Príncipe está fazendo 21 anos, mas não parece muito feliz ao abrir os presentes, já que a maioria deles são pijamas. Um a um, seus velhos amigos prestam-lhe homenagens e ele agradece com apertos de mão ou tapinhas nas costas, dependendo para onde estivessem virados. Confraterniza-se com seu melhor amigo Wolfshmidt, e os dois fazem um pacto de que, se um deles ficar careca, o outro usará peruca. Os demais dançam, preparando-se para a grande caçada, até que Sigmund pergunta: " Que caçada?" Ninguém sabe ao certo, mas a orgia já foi longe demais e , quando o garçom traz a conta, todos ficam putos da vida.

Entediado com a festa, Sigmund dança até a beira do lago, no qual contempla a si próprio durante 40 minutos, aborrecido por não ter trazido seu aparelho de barbear. De repente, ouve um bater de asas e vê um bando de cisnes selvagnes voando à luz do luar. Os cisnes dobram à direita e voam na direção do príncipe. Sigmund constata que o lider é parte cisne, parte mulher - infelizmente, divididos no sentido longitudinal.

Sigmund apaixona-se por ela e promete a si mesmo tomar cuidado para não fazer referência a ovos. Como sempre dançam um pas de deux, que termina quando Sigmund tem um ataque de lumbago. Yvette, a Mulher-Cisne, conta-lhe que foi enfeitiçada por um mago chamado Von Epps e que, por causa de sua aparência, é quase impossível conseguir um papagaio no banco. Num solo particularmente difícil, explica através da dança que a única maneira de quebrar o encanto é convencer seu amante a fazer um curso de taquigrafia por correspondência. Isto é odioso para Sigmund, mas mesmo assim ele jura que fará. Subitamente, Von Epps aparece, na forma de um saco de roupa suja, e leva Ivette com ele, finalizando o primeiro ato.

Começa o segundo ato, o qual se passa uma semana depois, e o Príncipe vai se casar com Justien, uma mulher de quem ele tinha se esquecido completamente. Sigmund está dilacerado por sentimentos ambíguos, por ainda ama a Mulher-Cisne, embora Justine também seja muito bonita e não tenha certas desvantagens, como penas e bico. Justine dança sedutoramente em torno de Sigmund, o qual indeciso entre casar-se ou procurar Ivette e ver se os médicos podem fazer alguma coisa. Soam os címablos e entra Von Epps, o mago. É verdade que não tinha sido convidado para o casamtno, mas promete não comer muito. Furioso Sigmund desembainha a espada e atravessa com ela o coração de Von Epps. Isso transforma um pouco a festa, e a mãe de Sigmund ordena ao cozinheiro que espere um pouco antes de servir o banquete.

Enquanto isso, Wolfschmidt, seguindo ordens de Sigmund, encontra Ivette - o que não foi difícil, porque, como ele explica, " Quantas mulheres cisnes existem em Hamburgo?" A despeito das lamúrias de Justine, Sigmund corre ao encontro de Ivette. Justine vai atrás dele e o beija, enquanto a orquesta ataca um furioso dobrado. Nesse momento, podemos perceber que Sigmund está usando a malha de balé pelo avesso. Ivette chora, dizendo que agora só a morte quebrará o encanto. E assim, numa das passagens mais comoventes e belas da história do balé, atira-se de cabeça contra o muro. Sigmund observa quando o corpo do cisne morto transforma-se no corpo de uma mulher morta, e finalmente compreende quão cruel pode ser a vida, principalmente para os galináceos. Arrasado, decide juntar-se a ela e, depois de uma delicada dança de lamentação, engole um bagre vivo.



Fez sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário